fbpx
Blog Energiza

ENERGIA SOLAR E A GERAÇÃO DE ECONOMIA PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

energia sloar empresas pequeno porte

O sistema fotovoltaico destaca-se como uma alternativa poderosa para gerar economia em um dos itens que tem assumido boa parte do percentual de gastos do empresário brasileiro, a energia elétrica, que vem sofrendo com a intensificação de aumentos e reajustes tarifários devido à crise hídrica brasileira dos últimos anos.

O funcionamento do sistema solar é simples, a energia produzida é injetada na rede local, o excedente é registrado no medidor bidirecional e torna-se crédito na fatura, com prazo para ser consumido em até 60 meses. Caso a empresa passe por um processo de expansão e comece a consumir mais energia do que é gerado, a concessionária fornece a energia e cobra somente o valor consumido em excesso.

O sistema solar ainda pode ser redimensionado quantas vezes for necessário para atender a necessidade da empresa e ainda compensar nas filiais, mesmo que elas estejam a quilômetros de distância ou até em cidades diferentes, pois trata-se de uma compensação de crédito de energia gerada junto a concessionária local, não existindo nenhuma conexão física entre o imóvel gerador e os imóveis que utilizarão a compensação.

Para as micro e pequenas empresas, pensar em energia solar, não é só pensar em preservar o meio ambiente, é garantir o aumento da competitividade da empresa. Sim, a energia solar é uma fonte de energia limpa e sustentável, mas também, é a redução de custo que a sua empresa precisa para gerar mais lucros, ter preços mais competitivos no mercado e/ou até criar o capital de giro que estava faltando.

Engana-se quem pensa que implantar um sistema de geração fotovoltaica é coisa de empresa de grande porte, Segundo relatório da Greener, o preço da energia solar caiu quase 24,04% em 2017 e de acordo com a NREL (National Renewable Energy Laboratory) o preço dos módulos fotovoltaicos caiu drasticamente nos últimos 7 anos. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) informou que nos últimos 02 anos a quantidade de painel solar cresceu de 7mil para 49 mil no Brasil, isso quer dizer que o momento para adquirir o sistema solar é agora, e isso aplica-se tanto para microempresa quanto para empresas de pequeno porte!

O retorno do investimento, na pior das hipóteses (caso raro), dura 07 anos e o sistema tem garantia de 25 anos, ou seja, no mínimo a empresa terá economizado 95% do valor de 18 anos da fatura de energia elétrica. Não esqueça de levar em consideração que nos últimos anos a conta aumentou cerca de 10% ao ano sem contar os reajustes de bandeiras tarifárias, que acrescentam entre R$1,00 e R$5,00 a cada 100kWh consumido.

Para incentivar a instalação de sistemas fotovoltaicos, vários municípios lançaram benefícios para as empresas adeptas a geração energia limpa, entretanto, as características dos incentivos variam de acordo com as potencialidades de cada região. No caso de Salvador/Ba, é gerado um desconto no IPTU do imóvel.

Ainda é importante ressaltar que não necessariamente a empresa precisa se descapitalizar para adquirir o sistema, a Energiza Soluções e Tecnologias Ambientais possui preços e condições especiais de pagamento, além disso, existem no mercado financiamentos com taxas de juros competitivas, que permitem que a parcela de seu financiamento seja igual ou inferior ao valor da sua conta de energia.


Solicite seu orçamento gratuitamente através no nosso site ou entre em contato conosco pelo e-mail ou whatsapp e não deixe de seguir o @energizasoltech, lá você encontra várias dicas informações sobre energia solar.

ana

 

Ana Caroline Silva de Freitas

Engenheira Sanitarista e Ambiental

Especialista em Soluções e Tecnologias Ambientais

Designer de sistemas fotovoltaicos